
- setembro 5, 2023
-
Hidroxiapatita
Simplificadamente, a hidroxiapatita (hap) é um fosfato de cálcio semelhante ao osso humano. Desde o século XX, a Nasa já utilizava hidroxiapatita devido a perda de minerais nos dentes dos astronautas, ocasionados pela ausência de gravidade. Nos anos 80, uma empresa Japonesa comprou os direitos do produto e desde então a ciência em torno da Hap vem se desenvolvendo, principalmente em torno da inovação e da nanotecnologia em aplicações para recuperação de esmalte dos dentes e defeitos ósseos.
Uma característica importante, é a sua estabilidade quando comparada a outros fosfatos de cálcio. Ela se mostra mais estável em condições como temperatura, ph e fluidos corporais.
A nano- hidroxiapatita vem despertando cada vez mais interesse como biomateral para uso em aplicações na área da saúde e bem estar devido a sua semelhança e tamanho ao osso humano e devidos as suas excelentes propriedades, como:
- Biocompatibilidade
- Bioativo, interage de forma positiva com o organismo
- Reparador do tecido ósseo
- Livre toxicidade e natureza não inflamatória
A hidroxiapatita tem uma variedade de aplicações, como:
- Reconstução de tecidos ósseos
- Preenchimentos de vazios ósseos para cirurgia ortopédica, traumatológica, coluna vertebral, maxilofacial e dentária.
- Revestimento de implantes ortopédicos e dentários
- Restauração periodontais
- Tratamentos endodôntico
- Agente dessensibilizante no pós-clareamento dental
- Agente remineralizante em cremes dentais
- Tratamento precoce de lesões por cáries
- carregador de medicamentos, entre outros
Características da Hidroxiapatita
Nome IUPAC: Hidroxiapatita
Número CAS: 1306-06-5
Sinônimos: Hidroxiapatita trifosfato de cálcio, Hidroxiapatita, Hidroxiapatita de cálcio
Fórmula química: Ca 10 (PO 4 ) 6 (OH) 2
Leia mais sobre:
G. Wei, PX Ma, “Estrutura e propriedades de andaimes compostos de nano-hidroxiapatita/polímero para engenharia de tecido ósseo”. Biomateriais, 25(19), p. 4749 (2004).
NY Mostafa, PW Brown, “Simulação computacional de hidroxiapatita estequiométrica: Estrutura e substituições”, Journal of Physics and Chemistry of Solids, 68(3), p. 431 (2007).
S. Teixeira, MA Rodriguez, P. Pena, AH De Aza AH, S. De Aza, MP Ferraz, FJ Monteiro, “Caracterização física de andaimes porosos de hidroxiapatita para engenharia de tecidos”, Ciência e Engenharia de Materiais: C, 29( 5), pág. 1510 (2009).
N. Kantharia, S. Naik, S. Apte, M. Kheur, S. Kheur, B. Kale, “Nano-hidroxiapatita e suas aplicações contemporâneas”, J Dent Res Sci Develop., 1 (1), p. 15 (2014).
Paocarina Jiménez, Ronald Iván, “Efecto de la remineralización de lesión de mancha blanca usando una pasta de nano hidroxiapatita al 20% y una pasta fluorada”, 2023.